segunda-feira, 25 de junho de 2012

DEUS TEM UMA ALIANÇA COM VOCÊ




Quero primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade de escrever neste blog de uma grande amiga (apesar de nos conhecermos há pouco, já a considero assim) e também de poder falar aqui um pouco do que Deus tem ministrado ao meu coração. Há alguns dias, Deus vem falando comigo a respeito desse tema, o qual, diga-se de passagem, acho forte e muito abrangente. Deus tem me levado a pensar um pouco sobre o significado especial da ALIANÇA que Ele mesmo estabeleceu.
Separei três definições sobre o conceito de aliança, as quais me chamaram muita atenção:

1°) Trato feito entre pessoas (2Sm 3.12).

2°) Contrato feito por autoridades de uma ou mais nações ou cidades-estado, acertando condições de paz, ajuda mútua, comércio, etc. (1Sm 11.1).

3º) Acordo que Deus, por causa do seu amor (Dt 7.8-9), fez com o seu povo. Essa aliança (pacto, contrato, concerto) consiste no seguinte: o SENHOR, cumprindo sua promessa aos patriarcas (Gn 17.1-8; 28.13-15), era o Deus de Israel, e Israel era o povo de Deus, o SENHOR (Êx 6.7; 19.4-6). Deus abençoava o povo, e este, por sua vez, lhe obedecia (Dt 7.7-11). Em cumprimento à palavra profética (Jr 31.31-34), Deus fez uma nova aliança (testamento), que foi confirmada ou selada por meio da morte de Cristo (Mc 14.24; Hb 8.6-13; 9.15-22). O povo de Deus é perdoado dos seus pecados (Rm 11.26-27), recebe bênçãos eternas (Hb 9.15) e vive uma vida de dedicação a ele (Hb 10.19-25) e ao seu serviço (2Co 3.6).
 
As três definições são corretas, profundas, verdadeiras e atuis. Assim sendo, vamos trabalhar, para entendermos exatamente a profundidade da ALIANÇA que estabelecemos com Deus e asim, possamos honrá-la cada vez mais, ao longo de nossas vidas.
  
Sempre quando falamos em aliança, lembramos logo de um aspecto básico e que está inserido diretamente no nosso contexto: O CASAMENTO. Para aqueles que querem e levam uma vida séria diante de Deus e da sociedade, logo no princípio do namoro se estabelece uma aliança, que será colimada com o casamento. Prova disso, é que de imediato, colocamos uma aliança, na maioria das vezes prateada, no dedo anelar da mão direita, simbolizando o nosso compromisso com a pessoa amada e demonstrando para as outras que aceitamos, respeitamos e temos uma aliança com alguém e, quando chega a tão esperada (pelo menos no meu caso) hora do casamento, a aliança muda de mão, mas continua ali, demonstrando que o acordo continua e que agora está cada vez mais sério. Isso acaba por se tornar um sinal, o qual todo aquele que vê-lo, saberá exatamente que a pessoa portadora daquela aliança é compromissada. Então, pergunto: Qual é o sinal da sua aliança com Deus? O que as pessoas veem em você, que as fazem entender imediatamente que você tem uma aliança com Deus?  O que nós temos feito, falado em nossas vidas que demonstra para os outros que levamos a sério a aliança que estabelecemos? Isso é um caso interessante a se refletir, por que não se trata de um mero acordinho temporário feito informalmente entre duas pessoas sem compromisso; trata-se, porém, de um acordo eterno, firmado entre nós e Deus, e que requer um compromisso e uma dedicação enorme de nossa parte, por que afinal, da parte de Deus nós temos a absoluta certeza de que Ele jamais descumprirá ou desonrará esse acordo.

Infelizmente, as pessoas hoje querem ter uma vida sem compromisso, seja ele em qual âmbito for. Na verdae, muitos fazem o possível ara não assumir nenhum tipo de compromisso o qual venha lhe trazer um peso de responsabilidade. Hoje, o que mais vemos são pessoas que preferem viver sem nenhum tipo de responsabilidade, de acordo, querem “viver livremente” usando a liberdade para dar lugar à libertinagem. No entando, o que Deus estabeleceu pra nós foi uma vida plena, firmada e alicerçada nEle, que é o autor e consumador da nossa fé. (Hb 12:2).

Outra questão que me intriga, e me faz refletir bastante é: até onde você é capaz de ir para não desonrar a sua aliança? Ou seja, o que você é capaz de fazer em função da fidelidade do cumprimento da aliança que você estabeleceu?

Muitos hoje começam uma aliança, um acordo e muitas vezes, quando surge o primeiro embrólio, o primeiro conflito, a primeira dificuldade, jogam tudo para o alto, não levando em consideração a seriedade do acordo firmado. Querem facilidade e não querem pagar o preço pela aliança estabelecida. Pois quero te dizer algo aqui que talvez você ainda não saiba: Deus foi até o fim para manter o acordo dEle para conosco. Sabe como?

Deus criou o homem para ser eterno e viver por toda a eternidade com Ele. A intenção de Deus, sempre foi estar ao lado do homem, mas este pecou, e se distanciou do propósito estabelecido por Deus. Quando lemos o livro de Gênesis, vemos o relato da criação e queda do homem. Naquele momento, parecia que o plano de Deus estava destruído. Mas, Deus em Sua soberania eterna e presciência, já preparou tudo para que a ALIANÇA continuasse. Em Gênesis 3:15 Deus então estabelece a continuação de seu pacto com o homem. Ele mesmo, se faz homem, carne, limitado e sujeito às mesmas paixões do homem, para que Ele morrese e reestabelecesse a aliança que foi firmada conosco desde a fundação dos séculos.
Veja quão profundo e maravilhoso é esta verdade. Deus foi capaz de se humilhar a tal ponto de se tronar um como nós, morrer pelas nossas culpas e transgressões e sofrer todo tipo de mazelas para que hoje nós possamos estar com Ele, vivendo nEle, andando nEle de glória em glória por toda a eternidade. Aleluia! Deus foi até o fim para manter o acordo dEle para conosco. E nós? O que temos feito para mantermos a nosa aliança com o Pai? Até onde temos ido para não desonrar o pacto que Deus, através do sangue de Seu Filho, reestabeleceu? Seríamos capazes de morrer por isso?

Então amados, reflitamos e sejamos alertas sobre o valor que tem a nossa aliança com Deus, por que o maior valor desse pacto foi pago na cruz do Calvário, valor que homem nenhum, bem nenhum, nada nesse mundo poderá pagar. Sejamos fiéis à nossa aliança, e vivamos uma vida digna e sem nos esquecermos jamais de que Deus foi até o fim para que a ALIANÇA estabelecida não ficasse no esquecimento. É tempo de ALIANÇA, de se firmar novas alianças e de reestabelecer as que foram quebradas. Deus está sempre pronto para nos abençoar.
Você está pronto? Vamos lá então
Que Deus abençoe sua vida poderosamente!


Bruno Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário